OKRs Parte 1 – O que são e quais os seus benefícios?

OKRs é um dos assuntos no mundo da administração e de negócios mais discutidos atualmente. E antes que alguém diga que se trata de mais uma “modinha” do mercado, este artigo tem a missão de esclarecer o que são e quais são os seus benefícios para as organizações.

Muito utilizado por companhias como Google, Nubank e Linkedin, OKRs significam Objectives and Keys Results. Traduzindo para o português, Objetivos e Resultados-Chaves. OKR é uma ferramenta que apoia a organização na definição e execução de sua estratégia. É um conjunto de um objetivo e n key results. A organização os cria sempre alinhado com a sua missão e sua visão.

O que é um objetivo?

É um resultado de negócio que precisa ser alcançado. É o que a organização quer fazer. Ele deve ser escrito de forma qualitativa, ou seja, sem números associados.

O que são os Keys Results?

Eles são parecidos com as metas S.M.A.R.T. É a maneira de atingir os objetivos medidos por indicadores. Eles possuem indicadores (ou KPIs), tem um valor-base (números atuais) e valor-alvo (números a serem alcançados). Os Keys Results devem provar se o objetivo foi realmente alcançado.

A imagem abaixo ilustra se a organização definiu bem um OKR:

Como formar um OKR?

Existe uma frase muito simples que nos ajuda a formar um OKR:

“Nós vamos <OBJETIVO>, e vamos saber se fomos bem sucedidos se atingirmos <key result>, <key result>, <key result>“.

Por exemplo:

Objetivo: aumentar a rentabilidade da empresa.

Key Results:

  1. Lucro líquido da empresa de R$ 300 milhões.
  2. Margem de lucro líquido de mais de 9%.

“Nós vamos aumentar a rentabilidade da empresa, e vamos saber se fomos bem sucedidos se atingirmos o lucro líquido da empresa de R$ 300 milhões e margem de lucro líquido de mais de 9%”.

É importante frisar que cada ciclo de um OKR dura 3 meses. Assim, podemos ainda utilizar o ciclo PDCA para planejar, executar, monitorar e avaliar o OKR dentro deste ciclo.

E quais são os benefícios de se usar OKRs na nossa organização?

  • A organização consegue dar foco para priorizar os resultados mais importantes a serem alcançados.
  • Toda a organização está alinhada com os resultados a serem alcançados, pois os OKRs nascem da sua missão e visão, ou seja, todos da organização sabem para qual direção devem ir. A imagem abaixo ilustra esse alinhamento:
  • Metas ambiciosas, desafiadoras e alcançáveis motivam as pessoas. Isso gera um clima organizacional muito bom. Falconi vai nos dizer o seguinte a respeito: “a meta deve estar acima da sua capacidade de alcançá-la, de modo que as pessoas devem aprender e crescer no processo de atingí-las”.
  • OKRs orientam para a cultura da execução e no foco do resultado. Profissionais focados em resultados sabem distinguir esforço de resultado. Por exemplo:
  1. Fazer reuniões com clientes e times é esforço. Entregar dentro do escopo, no prazo e no custo acordados é resultado.
  2. Implantar um sistema sem bugs é esforço. Aumentar a produtividade do cliente é resultado.
  3. Melhorar a interface do sistema “X” é esforço. Garantir que o usuário faça a coisa certa, sem erros e de forma mais ágil é resultado.
  4. Fazer gols é esforço. Vencer o jogo e o campeonato são resultados.

Esforço é muito importante, mas sem resultados não garante o sucesso da organização. Então, se olharmos para o exemplo 3, se a equipe trabalha na melhoria da interface do sistema “X”, o OKR poderá ser definido da seguinte forma:

Objetivo: aumentar a produtividade do trabalho do usuário sem erros no processo.

Key Results: eliminação da taxa de erros no processo de trabalho de 40% para 2%.

Conclusão

Este artigo apresentou o conceito e os benefícios de se utilizar OKRs. Vale a pena cada membro da organização compreender bem qual é a missão e visão da empresa para o qual trabalha, se aprofundar em OKRs e discutir junto com o seu time (squads) e unidade de negócio (sua área) quais OKRs podem ser definidos e que estejam alinhados com a organização como um todo.

No próximo artigo discutiremos mais um pouco sobre OKRs.

Sucesso sempre.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s