6 ações para aprender a se comunicar bem

Profissionais da área de exatas gostam mais de números e lógica do que disciplinas da área de humanas, e por conta disso, geralmente, não dão importância à língua portuguesa. Assim, ao se comunicarem, seja por escrito ou oralmente, alguns se deparam com algumas limitações na linguagem e cometem alguns erros gramaticais básicos.

A não ser que queiramos, nós brasileiros não temos a obrigação de dominar todas as regras gramaticais da nossa língua. Entretanto, se esses profissionais possuem essa carência e se comunicam constantemente com seus times ou com seus clientes, um erro gramatical pode causar um ruído na comunicação e levar a interpretações equivocadas.

Alguns exemplos clássicos:

A gente vamos entregar os artefatos até o dia 30/09.”

Faltou cinco requisitos no escopo que te enviei.”

“Precisamos entregar o produto ao cliente. Outra coisa é que amanhã vou faltar. Então, o produto precisa ser entregue até amanhã e terei que ir ao médico, por isso faltarei amanhã. E como fazemos para entregar o produto? Transportadora ou correio? Se eu não for ao médico amanhã, só terei agenda daqui 2 meses.” (misturou tudo)

Vc pode me fazer um favor?”

Doeram os olhos e os ouvidos, não?

Para resolvermos esses problemas de comunicação, podemos melhorar a nossa gramática e a ordenação de ideias com algumas ações interessantes:

  1. Adquira o hábito da leitura. Leia bons livros, artigos e revistas. Assim você aumentará o seu vocabulário e a compreensão da nossa gramática.
  2. Ao conversar com alguém, discuta um assunto por vez. Somente inicie o próximo assunto quando o primeiro estiver completamente encerrado e compreendido por todos os envolvidos.
  3. Ao escrever um e-mail ou uma mensagem num chat ou SMS (Não ria. Ainda há pessoas que utilizam essa tecnologia.), adquira também o hábito de revisar o texto antes de enviá-lo. Se estiver inseguro, peça ajuda à alguém de confiança para revisá-lo.
  4. Não despreze as pontuações. Elas são fundamentais para que você possa expor claramente o que precisa ser comunicado ao receptor.
  5. Não esqueça de começar uma frase com a primeira letra em maiúscula.
  6. Procure não abreviar palavras como, por exemplo, “vc” e “tb”. Você está num ambiente profissional e não em um chat com amigos ou familiares.

Estudar e dominar tecnicamente os conceitos e tecnologias de sua área de atuação é fundamental para o crescimento profissional. Entretanto, a habilidade da comunicação escrita e oral também é muito importante. Vemos profissionais extremamente brilhantes, mas que por uma desatenção em sua linguagem, são mal compreendidos e causam estragos no relacionamento com clientes. Uma informação incompleta ou equivocada para o seu gestor, dependendo do contexto, pode colocá-los em situações perigosas na organização. Há até casos em que, num processo seletivo, os profissionais que estão concorrendo à uma determinada vaga, por serem muito bons tecnicamente, o escolhido acaba sendo aquele que apresenta uma comunicação assertiva.

Profissionais em posição de liderança também precisam prestar atenção em como se comunicam com seus times, pares, superiores e clientes. Algumas pessoas possuem uma ideia equivocada de que um bom líder é uma pessoa que fala bastante. Quem fala bastante é tagarela. O bom líder comunicador é aquele que se expressa de forma clara, concisa e se certifica de que todos entenderam a sua mensagem. Se um líder utiliza em sua linguagem os exemplos ruins descritos acima, como ele pode esperar que seus liderados, clientes e superiores confiem no que está tentando comunicar?

Então, além de aperfeiçoarmos naquilo que amamos, vamos melhorar também a nossa linguagem e a forma como nos comunicamos.

Sucesso sempre.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s