Quer crescer? Cultive o Mindset de Crescimento

Carol S. Dweck em seu livro “Mindset: A nova psicologia do sucesso” nos ensinou que há dois tipos de mindset: o de crescimento e o fixo.

No mercado financeiro nos venderam um mindset fixo de que todos nós precisamos investir numa previdência privada complementar, pois viver da aposentadoria do Governo não nos proporcionará um padrão de vida interessante. Com isso, muitas pessoas foram aos bancos e adquiriram suas previdências que rendem muito pouco, que despendem custos elevados com taxa de administração e que, provavelmente, daqui há 20 ou 30 anos, todo esse dinheiro investido não nos dê o complemento necessário visando um bom padrão de vida na aposentadoria.

Na carreira também nos venderam um mindset fixo de que, para sermos profissionais bem sucedidos, temos que nos tornar líderes que inspiram pessoas do dia para a noite, ter vários MBAs, praticar mindfulness só porque está na moda, ser resiliente a todo momento e aguentar a pressão igual como se fosse o Homem de Ferro.

Agora, que tal substituirmos o mindset fixo pelo de crescimento?

Por que não substituir a frase “Eu invisto em previdência privada para complementar a renda que eu ganho no INSS.” para “Eu vou formar a minha própria previdência pessoal para sustentar a mim e a minha família, e se eu receber algum dinheiro do INSS, vou aplicá-lo em um investimento que me renda mais dinheiro.“?

Por que não substituir aquele pensamento “Prefiro investir na renda fixa, mesmo sabendo que ganharei quase nada, do que investir em ações e perder tudo.” por “Vou rever o que tenho na renda fixa, aprender sobre renda variável e vou readequar as minhas aplicações financeiras com o intuito de maximizar os meus ganhos.“?

Por que ficar sofrendo em querer ser o líder que o mercado tanto exige ser, se os seus dons e gostos não estão na gestão e sim no trabalho técnico? Por que gastar mais dinheiro com mais um MBA, se seria mais produtivo investir no aprendizado de um novo idioma? Por que continuar fazendo o que não gosta só porque o mercado está evangelizando que o importante é ganhar dinheiro e que sonhos não pagam contas? Por que não estudar aquilo que realmente se ama, que brilha aos olhos e faz o coração bater mais forte? Por que se pressionar tanto numa carreira que não lhe traz nenhum propósito? Por que trabalho e satisfação não podem caminhar juntos? Para que aceitar tanta pressão e parecer que é uma pessoa resiliente, mas que internamente está trazendo sérios danos à sua saúde emocional e física?

A vida, em seu sentido holístico, é para ser vivida com abundância: tanto na saúde mental, quanto na saúde física e financeira. Nós não podemos deixar que pessoas ou instituições externas nos digam como devemos conduzir a nossa vida. Nós devemos buscar a inteligência e o raciocínio lógico necessários para administrarmos a nossa vida da melhor maneira possível, que estejam alinhados com nossos propósitos e valores pessoais.

Busquemos elevar o nosso mindset para que seja de crescimento, olhando para as coisas ao nosso redor e diante de tantas opções e argumentações, estarmos bem posicionados sobre o que realmente queremos. O mindset de crescimento e o fixo podem nos proporcionar prazer. Mas, apenas o mindset de crescimento pode nos trazer felicidade, senso de propósito, autoconhecimento, autoconfiança e o principal: respeito à nós mesmos.

Um comentário em “Quer crescer? Cultive o Mindset de Crescimento”

Deixe um comentário