Olá! Meu nome é Marcelo Castilho, sou especialista em gerenciamento de projetos e em educação financeira, palestrante, certificado e entusiasta em métodos ágeis e escritor.
Hoje escreverei sobre a relação entre o tamanho dos times e canais de comunicação. Isso é muito importante porque, dependendo da forma como você líder administra isso, determinará o sucesso ou o fracasso em atingir as metas propostas.

Quando trabalhamos ou gerenciamos times, para que um time apresente bons resultados, um dos pilares que sustentam essa boa performance é a comunicação.
É da responsabilidade de quem lidera times ou de todos os membros de times autogerenciáveis, saberem orquestrar como a comunicação flui entre as pessoas para que todos possam gerenciar bem os anseios das partes interessadas e tenham o mesmo entendimento do andamento do trabalho, dos indicadores, das normas, das metas e objetivos.
Caso contrário, existirão ruídos que podem levar a más compreensões, colocando todo o projeto em risco.
É importante salientar que em 2013, no estudo realizado pelo PMI intitulado “O alto custo da baixa performance: As regras essenciais de comunicações”, apontou que 20% dos projetos falham por razão da má comunicação e comprometem 75 milhões de dólares a cada 1 bilhão de dólares investidos.
É muito dinheiro desperdiçado, não é?
Neste sentido, vale destacar que existe uma fórmula matemática que mostra essa relação entre tamanho dos times versus quantidade de canais de comunicação.

Então, vamos imaginar que o seu time de trabalho é composto por duas pessoas. Pelo esquema gráfico abaixo, podemos notar que existe somente um canal de comunicação entre elas.

Agora vamos imaginar que no seu time de trabalho há três pessoas. O resultado que teremos são três canais de comunicação. A complexidade na gestão da comunicação do projeto já aumenta um pouquinho, conforme ilustra a imagem abaixo:

E para quatro pessoas? Qual é a quantidade de canais de comunicação? Aplicando a fórmula, podemos constar que existem seis canais de comunicação. Aumentou ainda mais a complexidade e o gerenciamento da comunicação dentro do time.

Por fim, desenhei uma tabela onde podemos identificar que um time com 5 pessoas resulta em 10 canais de comunicação. Com um time de 6 pessoas teremos 15 canais, com 7 pessoas teremos 18 canais e com um time de 8 pessoas teremos 28 canais.

Notem que esses resultados vão crescendo exponencialmente.
Por tudo isso, cabem algumas reflexões:
- Você como líder, já parou para pensar nisso?
- Como anda a comunicação do seu time? O time exerce uma comunicação assertiva ou há muitos ruídos causando conflitos e insatisfações?
- Que ações podemos fazer para que não haja impedimentos na comunicação?
Podemos resgatar o que o Scrum Guide recomenda sobre tamanho de times:
“O Scrum Team é pequeno o suficiente para permanecer ágil e grande o suficiente para concluir um trabalho significativo dentro de uma Sprint, normalmente 10 ou menos pessoas. Em geral, descobrimos que times menores se comunicam melhor e são mais produtivos.”
Exatamente porque quanto mais pessoas temos no nosso time, maiores serão esses canais de comunicação e maiores as chances de causarem ruídos, conflitos e alcance aquém dos resultados esperados e definidos.
Precisamos que as informações fluam com clareza e de maneira assertiva dentro dos times e da própria organização. Com este conhecimento em mãos, tenho a certeza de que você terá meios para definir melhor qual é o tamanho do time ideal para o seu projeto e a forma como irá gerenciar a comunicação entre seus membros.
Vou ficando por aqui. E se você gostou deste conteúdo, compartilhe com seus amigos, vizinhos e camaradas.
Para o alto e avante!!!