O que é Work in Progress e por quê ele é importante para o seu projeto

É muito comum ouvirmos de um líder de projetos a seguinte pergunta:

Por que você está com mais de uma tarefa em “desenvolver”?

Justamente, essa preocupação faz parte de um líder com mentalidade ágil e baseada no que chamamos de WIP – Work in Progress.

Traduzindo, Work in Progress significa trabalho em progresso ou trabalho em andamento. Na Engenharia de Software, dizemos que se trata de tarefa em execução. Por exemplo, para quem utiliza a ferramenta de Gestão de Projetos Redmine, quando visualizamos o Quadro Kanban de nossos projetos (menu Agile), são todas as tarefas que estão na coluna “Desenvolver”.

Por que esse conceito é importante?

Quando há tarefas em execução, geralmente, uma empresa não as cobra do cliente, ou seja, não as fatura. Um desenvolvedor atuando em mais de uma tarefa ao mesmo tempo, além deste profissional não conseguir se dedicar e dar foco na conclusão desta demanda, também gera gargalo na fila de desenvolvimento, impactando as próximas etapas do fluxo de trabalho. Assim, teremos um desempenho abaixo das expectativas das partes interessadas no projeto e entregaremos menos demandas, o que significa menor valor aos nossos clientes.

Por isso, o WIP enfatiza para limitarmos as tarefas em execução, pois com maior foco no que se está desenvolvendo, maior é o ganho de produtividade e, consequentemente, maior será o valor que entregaremos aos nossos clientes.

Tenha em mente a seguinte frase: “Pare de começar e comece a entregar“.

Resumindo, WIP é o número de tarefas que um time de desenvolvimento possui atualmente em desenvolvimento. Entendê-lo ajudará a sua organização a ter um bom fluxo de trabalho contínuo, diminuindo o risco de sobrecarga no seu seu time e diminuindo também o gargalo das suas entregas. Isso faz com que um membro do time só irá iniciar uma nova tarefa após a conclusão da outra tarefa que estava em desenvolvimento.

Feliz Ano Novo!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s