Refletindo sobre A Arte da Guerra – Parte 1

Sun Tzu, no livro “A Arte da Guerra”, logo no primeiro capítulo denominado “Avaliações”, menciona 5 coisas que devemos conhecer para prever o desfecho de uma guerra e vejo uma relação com as instituições que conduzimos nos dias de hoje.

1) O Caminho. A liderança precisa dar a visão de onde se quer chegar para que exista harmonia entre a liderança e seus colaboradores.

2) O Terreno. Sua instituição atua em qual contexto econômico? Quais as suas vantagens competitivas? Quem são seus concorrentes? Quais burocracias que te beneficiam ou te prejudicam?

3) Regras. Todas instituições possuem regras. Elas fazem parte de um bom senso definido pelos seus atores para que obtenham disciplina, organização e o conhecimento do papel de cada um.

4) Liderança. A liderança é sábia? É humanista? É sincera? É transparente? Tem coragem para conduzir a instituição rumo à meta estabelecida?

5) Tempo. A liderança sabe esperar o momento certo para agir, interna e externamente?

Tudo isso me leva a crer, assim com um exército, precisamos capacitar nossas lideranças e colaboradores. A liderança tem a sabedoria e o conhecimento necessário para analisar o mercado, enxergar e aproveitar as oportunidades que surgem, motivando seus colaboradores rumo à vitória? Temos, admiramos e seguimos líderes talentosos?

E aí? O que você pensa a respeito disso?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s