O que é um Cronograma de Projetos?

No mundo do gerenciamento de projetos, o mercado exige que as organizações o atendam dentro de alguns parâmetros fundamentais: prazos de entregas curtos, custos cada vez menores e produtos/serviços com maior qualidade.

Para administrar essa expectativa das partes interessadas, uma das ferramenta utilizadas pelos gestores de projetos é o cronograma de projetos.

O cronograma de projetos é um documento que elenca todas as tarefas/atividades que deverão ser cumpridas dentro de um projeto. Ele ajuda a gerenciar o tempo do projeto, pois nele conterá qual é a data de início e fim de cada tarefa/atividade, a relação de dependência entre elas e os recursos (humanos, materiais, financeiros) necessários para que sejam executadas essas tarefas/atividades.

O cronograma de projetos possui as seguintes vantagens:

  • ajuda a organizar/estruturar o projeto;
  • orienta na diminuição dos riscos para a organização;
  • apresenta um encadeamento lógico e sequencial das tarefas/atividades;
  • auxilia na verificação se uma tarefa/atividade será realizada dentro do prazo previsto;
  • auxilia no acompanhamento do desempenho do time do projeto, pois permite que o gestor avalie o quanto está sendo trabalhado, se está dentro do prazo e custo previstos, e na tomada de decisões rápidas para impedir que ocorra qualquer atraso;
  • ajuda os gestores na alocação de profissionais para executar determinada tarefa/atividade elencada no cronograma.

É importante frisar que, para montar um bom cronograma, é necessário (1) definir bem qual é o escopo do projeto e (2) criar uma Estrutura Analítica do Projeto – EAP, que é decompor o escopo criando entregas menores para ficarem mais fáceis de serem gerenciadas e implementadas (mindset ágil).

Conclusão

Neste pequeno artigo, refletimos sobre o conceito de cronograma de projetos, suas principais vantagens e o que levar em consideração para a sua confecção. É possível desenvolver um cronograma de projeto no MS-Excel ou no Google Planilhas, mas dependendo da complexidade do seu projeto, há diversas ferramentas no mercado, tanto gratuitas ( por exemplo, OpenProj, Project Planner), quanto pagas (por exemplo, MS-Project, Oracle Primavera). Vale a pena conhecê-las para definir qual delas melhor atende as necessidades da sua organização. Principalmente, porque sabemos que as chances de um projeto ter sucesso aumentam quando o planejamento é levado à sério. Por isso, vale a pena também investir um tempo considerável na definição do cronograma.

Se você gostou deste artigo, compartilhe com seus amigos e com a sua rede de contatos. Vamos criar uma cultura positiva e profissional de gestão de projetos nas organizações.

Se você deseja fazer algum comentário ou sugerir ideias para novos artigos, será um prazer recebê-las para melhorarmos o nosso conteúdo.

Grande abraço.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s