Olá!
Os métodos ágeis estão na moda e não é apenas na área de Tecnologia da Informação (TI) que a agilidade está fazendo a diferença nas organizações. Outras áreas, tais como, Recursos Humanos, Vendas e Produção também estão se beneficiando com a aplicação dos métodos ágeis em suas operações.
Um dos conceitos que há anos vem sendo discutido no mundo empresarial é sobre a melhoria contínua, que é uma prática que visa atingir resultados cada vez melhores, dia após dia. No Scrum, a melhoria contínua está bastante presente em uma de suas cerimônias conhecida como Retrospectiva da Sprint.
Uma Sprint deve resultar em duas coisas: (1) em um incremento pronto e (2) em uma equipe melhor. Desta forma, a reunião de Retrospectiva da Sprint tem um papel fundamental nesses objetivos, pois permite verificar o que não está bom, o que pode melhorar e qual é o plano a ser definido para melhorar. Por exemplo, para uma Sprint de 4 semanas, orienta-se que a reunião de Retrospectiva tenha a duração de 3 horas (time-box). Nessa reunião participa todo o time Scrum (Scrum Master, Product Owner e Time de Desenvolvimento) e se discute mais o processo do que o produto em si. Abaixo elenco as 3 perguntas fundamentais para orientar a reunião de Retrospectiva da Sprint:
- O que fizemos de bom e devemos manter?
- O que podemos melhorar?
- Como vamos implementar as ações para melhorar?
Na reunião de Retrospectiva devemos inspecionar como foi a última Sprint:
- Se os processos foram realmente seguidos;
- Como foi o relacionamento dentro do próprio time de desenvolvimento e com o Product Owner, e;
- Se as ferramentas disponibilizadas estão apoiando o time de fato.
Nela também identificaremos e ordenaremos os principais itens que estão dando certo e os itens que precisam melhorar. Por fim, também será elaborado um plano de ação para implementar melhorias com o intuito de proporcionar o crescimento do time Scrum. Ao final dessa reunião o time Scrum terá identificado quais melhorias serão implementadas na próxima Sprint e será ponto-chave para o crescimento de todos os participantes.
Entretanto, é muito importante que todos os membros da equipe sintam e exerçam a responsabilidade para criar um ambiente de confiança, honestidade, integridade e transparência, pois cada membro deverá falar abertamente sobre o que ele considera que foi bom e o que precisa melhorar no projeto. Todos os membros do time Scrum devem falar e serem respeitados, sem julgamento. Assim, quando todos tiverem terminados suas falas, o próprio time irá priorizar os itens mais importantes e promoverá as ações necessárias para maximizar o resultado a ser alcançado e/ou para minimizar o impacto de um item negativo.
Como medimos que a reunião foi produtiva? Quando o time Scrum consegue responder as 3 (três) perguntas fundamentais descritas acima.
Como medimos que a reunião não foi produtiva? Quando ela não resulta em itens de valor, sem plano de ação, consequentemente, não ocorre a oportunidade do time Scrum melhorar.
Assim, se o seu time de trabalho possui o compromisso e a responsabilidade de melhorar a cada dia, pense sinceramente, ao final de um ciclo de trabalho (Sprint), em adotar a reunião de Retrospectiva da Sprint. O seu time se beneficiará de grandes resultados. E o mais incrível de tudo isso é que conseguirá atingí-los de forma muito rápida.
Um comentário em “O que é a Reunião de Retrospectiva da Sprint?”