Assumindo a responsabilidade da liderança

     Por que há colaboradores tanto técnicos, quanto em posição de liderança, que no momento em que a situação da empresa é ruim, sem apresentarem sugestões de melhoria, criticam veementemente seus gestores e espalham pela empresa que todas as decisões gerenciais são ridículas, equivocadas e sem sentido?

     Outra situação que me incomoda bastante é neste grupo de colaboradores que está em posição de liderança, mas que não assume esta posição em favor da empresa em que trabalha, tentando a todo custo agradar seus liderados. As pessoas que pertencem à esse grupo, ao aceitarem o convite da empresa para posição de liderança, deveriam ter a consciência de que apoiar seus gestores no atingimento das metas e resultados da empresa faz parte de suas responsabilidades. Ao detectar que um determinado colaborador não está cumprindo as normas internas da organização, é seu dever conversar com ele e alinhar as expectativas, e não protegê-lo e ainda contaminá-lo com palavras de não apoio aos seus superiores imediatos. Isso causa uma situação muito perturbadora e prejudica o ambiente organizacional.

     É claro que um líder pode não concordar com o seu superior imediato ou com algumas decisões da alta cúpula da empresa. Para isto, no momento oportuno e com respeito, é importante levar ao conhecimento do seu gestor os pontos de vista divergentes, colocando os prós e contra de determinada decisão e apresentar sugestões, pois é possível que o gestor esteja com uma visão equivocada de determinado assunto e não há problema algum em rever as ideias. O que não pode é discordar de tudo, continuar do lado da gestão da empresa como se tudo estivesse bem e criticá-la para os colaboradores. Isso, além de falta de ética e profissionalismo, mostra que não há unidade no comando. Logo esse comando perderá a sua força e o respeito pelos seus liderados.

     Por isso, por mais que esse grupo de pessoas não aceite, a verdade é que todo o resultado de uma empresa é a somatória de cada iniciativa e atitudes de seus colaboradores, sem exceção. A empresa pode criar a melhor propaganda do mercado, elaborar a melhor estratégia de novos negócios, contratar a melhor empresa de treinamentos do país, mas se cada colaborador resolver não se qualificar, decidir entregar um trabalho de péssima qualidade, dar atenção ao colaborador que se considera o top das galáxias e só enxerga maldade em tudo que é definido e orientado pela empresa, consequentemente, seus produtos e serviços vão trazer resultados e negócios ruins, causando um grande impacto negativo no ecossistema em que ela está inserida.

     Desta forma, ao receber um convite da sua empresa para ser parte da liderança, reflita bem antes de assumir esta responsabilidade. Ela é linda, pois a sua função é ajudar as pessoas se desenvolverem e ajudar a empresa gerar mais riqueza para seus proprietários, funcionários e seus familiares, clientes e sociedade. Mas, ela nem sempre é glamorosa, porque ela também é dura e sofre muita pressão, pois em determinados momentos a sua decisão não será a mais popular, mas executá-la será a melhor decisão a ser tomada, caso contrário, os resultados serão desastrosos. Isso se resume, basicamente, em responsabilidade, ética e autoconhecimento.

2 comentários em “Assumindo a responsabilidade da liderança”

  1. Parabéns pelo post e concordo com você, somos responsáveis pelo sucesso ou fracasso na vida pessoal ou profissional, criticar é fácil quero ver dar a cara a tapa.

    Lembrei de uma frase.

    “Que as circunstâncias de minha infância são responsáveis
    pelo que eu sou, mas não pelas minhas escolhas
    que eu fiz quando adulto
    Que numa briga, eu preciso escolher de que lado estou,
    mesmo quando não quero me envolver.
    Que, quando duas pessoas discutem não significa que elas
    se odeiem. E quando duas pessoas não discutem
    não significa que elas se amem.”

    Sucesso.

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